História do CIMBAJE

 

Antes de ser um Consórcio Público de Direito Público e Multifinalitário, o CIMBAJE nasceu com um Consórcio Administrativo de Saúde. No início de 2005, os prefeitos de Bandeira, Jacinto, Jordânia, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto criaram o CISBAJAS, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Baixo Jequitinhonha. A instituição foi criada como Consórcio Administrativo, ou seja, possuía natureza jurídica privada e nascia para prestar serviços de saúde regionalizados no município sede de Jacinto/MG. A ideia inicial era juntar os 6 municípios com o objetivo de fortalecer as ações de média complexidade, tais como consultas médicas especializadas e exames complementares. Além disso, a instituição revitalizou o então abandonado Hospital Bom Pastor de Jacinto/MG, transformando-o num importante equipamento de saúde da região, ofertando partos, exames e cirurgias eletivas. Através do Consórcio, o Hospital recebeu um importante investimento da Secretaria de Estado da Saúde, tais como: criação do Bloco Cirúrgico, Raio X, US, enfermarias etc. Durante os anos de 2006 a 2010, outras conquistas do Consórcio foram se somando aos serviços já ofertados: aumento do número de especialidades médicas atendidas, criação do Programa SETS ( Sistema Estadual de Transporte em Saúde) através da parceria firmada entre Consórcio e SES/MG, com a aquisição de 10 micro ônibus e um veículo administrativo; criação do programa de Resíduos Sólidos em Saúde; apoio no Combate à Dengue, com a contratação de agentes de endemias. Nos anos de 2011 e 2012, o Consórcio teve um importante papel com agência de debate em saúde apoiando a formulação do Programa Rede Resposta Hospitalar e Criação do SAMU Região Nordeste e Jequitinhonha. No início de 2012, aconteceu um importante movimento de discussão acerca da Migração do Consórcio para Consórcio Público. Vários debates foram feitos acerca da mudança da natureza jurídica do Consórcio. Em 2013, o CISBAJAS então, torna-se Consórcio Público de Direito Público. Em 2014, com a intensa discussão da importância dos Consórcios Públicos na realização de políticas públicas nas mais diversas áreas da gestão pública, o CISBAJAS torna-se CIMBAJE, Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Baixo de Jequitinhonha, englobando em sua estrutura administrativa não apenas a gestão da Saúde, mas também, outros temas que demandavam por parte dos prefeitos a necessidade do consorciamento das ações. No fim de 2014, os municípios da região encontraram no CIMBAJE, a única instituição pública capacitada e legalizada para realizar o processo de manutenção da Iluminação Pública. Diante da transferência dos ativos da iluminação pública da CEMIG para os municípios, a necessidade do Consorciamento para efetivar esse serviço foi muito importante. Dos 6 municípios fundadores ,o CIMBAJE contava agora com 13 consorciados, com leis municipais autorizativas e novo Protocolo de Intenções. Os novos municípios consorciados a partir de 2014 foram: Almenara, Felisburgo, Jequitinhonha, Joaíma, Palmopolis, Rio do Prado e Rubim.

Presidentes do CISBAJAS / CIMBAJE desde 2005:

2005/2007: Antônio Alves de Almeida (Jacinto)

2008/2010: Raniene Silva (Santo Antônio do Jacinto)

2011/2012: Carlos Dantez Ferraz de Melo (Jacinto)

2013/2014: Carlos Dantez Ferraz de Melo (Jacinto)

2015/2016: Emerson Pinheiro Ruas (Santo Antônio do Jacinto)

2017/2018: Emerson Pinheiro Ruas (Santo Antônio do Jacinto)

2019/2020: Leonardo Augusto De Souza (Jacinto)

2020: Alencar Souto de Oliveira (Rubim)

Unidade Administrativa

Rua: Ezaú Bonfim, 896 - Centro , 39930-000 , Jacinto - MG