CIMBAJE Realiza Assembléia Geral Com Os Municípios Consorciados

Autor: Elaine Rocha -- Data:02/10/2019 02:35

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Baixo Jequitinhonha (CIMBAJE) realizou em 15 de Agosto de 2019 a Assembleia Geral. Que contou com a participação de prefeitos, secretários de saúde e de administração dos municípios consorciados, dentre outros. Os gestores municipais deliberaram e tiveram informações acerca do andamento das ações desenvolvidas pelo CIMBAJE.

Realizada no Plenário da Câmara Municipal de Jacinto a Assembleia Geral teve seu início com os cumprimentos do Presidente do CIMBAJE, o prefeito do Município de Jacinto, Sr. Leonardo Augusto de Souza. Em seguida dada a palavra ao Secretário Executivo do CIMBAJE, Sr. Aureliomarks Matos de Oliveira que apresentou a prestação de contas do primeiro semestre de 2019. Cada gestor municipal recebeu uma pasta contendo as informações relativas às despesas e receitas do Consórcio. O secretário também fez o lançamento do Programa de Digitalização de Documentos (PCM-E), ferramenta que possibilitará o acesso a todos os documentos do CIMBAJE em qualquer lugar, gerando transparência, agilidade e economia.

Após as explicações do Secretário Executivo, o professor Gérson Rodrigues, Coordenador do projeto de Cooperação Técnico-Científica de Georreferenciamento da Universidade Federal de Viçosa - UFV, elucidou os números da primeira etapa do projeto nos Municípios consorciados. Até a data da reunião, apenas dois Municípios não haviam sido totalmente mapeados pela equipe do Professor, mas, segundo o próprio, em 10 dias a etapa estaria concluída. Dentro do assunto, a Dra. Amanda, oficiala do Cartório de Registros de Imóveis da comarca de Jacinto, se colocou à disposição e ressaltou a importância dos municípios iniciarem o processo de regularização fundiária. Frisou que a parceria entre o CIMBAJE, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (CORI-MG) é benéfica e trará retorno significativo para os municípios consorciados. De acordo com o professor Gérson o CIMBAJE é o primeiro consórcio público a fazer esse tipo de parceria, que só tem a contribuir para o desenvolvimento da região.

O Secretário Executivo retomou a palavra para explicar sobre o funcionamento do Programa Sistema Estadual de Transporte em Saúde-SETS, sua operacionalização e sobre a distribuição dos veículos aos municípios consorciados.

Para finalizar, o Secretário informou sobre o convênio firmado do CIMBAJE com a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – ICISMEP de Betim, que possibilitará a população ter acesso a mais especialidades médicas, consequentemente um melhor atendimento em Saúde, levando um grande avanço para toda a região. Após, apresentou a planilha de Consolidação do Rateio com o índice bastante satisfatório de adimplência dos entes consorciados. Concluiu a reunião agradecendo a presença de todos e ressaltando que a união dos prefeitos tem sido fundamental para os avanços do CIMBAJE.

Compatilhe:

Unidade Administrativa